Aurlandsfjord – o mirante de Stegastein

O nosso quarto dia de viagem era um pouco mais longo (cerca de 200km de estrada, incluindo uma balsa). Partimos bem cedo de Flam, porque tínhamos perdido um tempo de estrada na noite anterior, pois não achamos nenhum campsite para ficar em Aurlandsvangen.

Um ponto de ônibus qualquer no caminho entre Flam a Aurlandsvangen. Partimos antes de o dia nascer.

Um ponto de ônibus qualquer no caminho entre Flam a Aurlandsvangen. Partimos antes de o dia nascer.

Iniciamos a rota turística Aurlandsfjellet quase ao nascer do sol, e a estrada extremamente estreita, íngreme e sinuosa já dava indícios que teríamos uma vista espetacular lá de cima. Víamos a temperatura cair drasticamente no termômetro do carro, e quando chegamos lá no alto, ele já marcava 0 graus. Não é por acaso que essa rota é chamada de Snow Road, e ela geralmente fecha entre Outubro e Novembro, quando a neve deixa o caminho intransitável.

Estávamos um pouco apreensivos para ver se dava para passar ou não, mas já no mirante de Stegastein, da foto abaixo, encontramos um casal de noruegueses de Bergen que estava vindo no sentido contrário, de Lærdalsøyri, e eles nos confortaram dizendo que a rota estava aberta! Ufa! Não íamos precisar fazer o plano B. Aliás, muitas estradas fecham durante o inverno na Noruega, então é sempre uma boa ideia ter uma rota alternativa em mente ao planejar a sua viagem.


Aurlandsfjord de Bruno Nonogaki no 500px.com

 

Este mirante é bem no começo da rota, e de lá, a 650 metros de altura, temos uma vista incrível do Fiorde de Aurlandsfjord. O mirante em si já é uma construção espetacular, todo de madeira, e da ponta dele só da para ver o precipício abaixo através de uma proteção de vidro. Não recomendo para quem tem medo de altura!

Estava muito frio e muito vento lá. Ficamos pouco tempo conversando com o casal, que estranhou encontrar turistas nessa época do ano. Disseram eles que nós havíamos chegado tarde para a temporada, mas de pronto respondemos que não, que estávamos exatamente na época certa. Eles entenderam que o nosso tour fugia do turismo padrão, e nos deram algumas dicas de lugares para ir, mostrando um enorme mapa que quase foi embora com o vento.

Mapa da área de Sogndal, para onde estávamos indo. O casal de noruegueses nos deram dicas de lugares para parar e dormir.

Mapa da área de Sogndal, para onde estávamos indo. O casal de noruegueses nos deram dicas de lugares para parar e dormir.

Os noruegueses são muito orgulhosos de seu país e de sua natureza exuberante. Esse casal estava fazendo uma viagem em um trailer próprio, assim como muitos que vimos na viagem. Eles moram em um país maravilhoso, e sabem aproveitar esse privilégio.

A gente no mirante de Stegastein, com vista para o Fiorde de Aurlandsfjord

A gente no mirante de Stegastein, com vista para o Fiorde de Aurlandsfjord

 

Percurso do Quarto Dia

Obs: No mapa abaixo, o percurso de Aurlandsvangen a Lærdalsøyri foi através da rodovia Fv243 (Aurlandsfjellet), e não pelo tunel da E16, como mostra o mapa. Não consegui desenhar a rota no maps, provavelmente porque a estrada está fechada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s