Borgund Stavkirke – a igreja de madeira do século XII

Existem muitas igrejinhas de madeira na Noruega, mas a Borgund Stavkirke é a mais bem preservada dentre elas. Ela foi construída no século XII, e desde então não passou por grandes reconstruções. Está tão bem conservada que ficamos realmente imersos em uma atmosfera medieval ao visitá-la.

Chegando na cidade de Lærdalsøyri, ao término da rota Aurlandsfjellet, seguimos pela estrada E16 e colocamos este local como próximo destino no Waze. Não parecia ser longe, então por que não dar uma esticadinha no roteiro? O nosso trajeto seria seguir para o Norte, sentido Sogndal, e visitá-la significava ir e voltar cerca de 30 km (totalizando 60 km). Já tinhamos visto foto dela, inclusive no site dos amigos DayTrippers, e a vontade de conhecê-la era grande. Então vamos! =D

 

O dia estava bastante frio, e como estávamos na baixa temporada, ela estava completamente vazia, com suas portas trancadas. Mas tudo bem, porque confesso que nos faltaria um pouco de coragem para entrar nessa igreja… A madeira é escura, e cheia de detalhes que revelam o quanto ela é antiga. O dia nublado ajudou a dar um ar bastante sombrio, que foi acentuado pelas lápides, muitas delas de séculos passados.

Ficamos um tempo lá contemplando essa maravilhosa construção, enquanto imaginávamos como seria a vida por lá há 9 séculos.

Borgund-Stavkirke-detalhe

Detalhes da Borgund Stavkirke, uma igreja de madeira do século XII

Mas o itinerário do dia ainda não tinha acabado, e mais 120km de estrada ainda nos aguardava…

 

Percurso do Quarto Dia

Obs: No mapa abaixo, o percurso de Aurlandsvangen a Lærdalsøyri foi através da rodovia Fv243 (Aurlandsfjellet), e não pelo tunel da E16, como mostra o mapa. Não consegui desenhar a rota no maps, provavelmente porque a estrada está fechada.

Anúncios

Uma resposta para “Borgund Stavkirke – a igreja de madeira do século XII

  1. Pingback: Seguindo para Gamle Strynefjellsvegen | Wonder World·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s