Nigardsbreen: um paraíso na Terra

Feche os olhos.

Imagine um lugar tão calmo que nem os pássaros cantam.

Imagine um lago de um azul turquesa vivo, com águas cristalinas e sem uma ondinha se quer. Tão liso que nem parece real, refletindo a montanha rochosa acima dele, como se fosse um espelho.

Imagine o outono, com as folhagens todas amarelas e alaranjadas, algumas até vermelhas vivas como o alvorecer.

E para completar, imagine um glaciar ao fundo, formando uma verdadeira escultura de gelo, intocada, imponente, descendo pelas montanhas.


Nigardsbreen: a paradise on Earth de Bruno Nonogaki no 500px.com

 

Foi essa a vista que tivemos ao parar o carro em Nigardsbreen, um dos glaciares mais famosos da Noruega. Os poucos turistas no local já estavam indo embora, o que nos fez dar conta de que o dia estava chegando ao seu fim. E que dia! Logo começaria a escurecer, mas não pensamos duas vezes para nos embrenhar na trilha que levava até o glaciar.

na-trilha-para-o-glaciar-nigardsbreen

Na trilha de aproximadamente 40 minutos que nos leva até o glaciar Nigardsbreen

Foi talvez um dos lugares mais belos que vimos nessa viagem… a sensação de estarmos ali sozinhos, cercados por essas montanhas enormes, esse lago cristalino e essa vegetação outonal é indescritível.

São esses locais que nos fazem perceber o quanto ainda há a ser explorado mundo afora, enquanto ficamos no aconchego de nossos lares, com receio de encarar o desconhecido.

E são momentos como estes, cuja essência não pode ser capturada por nenhuma foto, que digo que viajar é preciso. Fotos e relatos não bastam, é preciso estar lá e sentir.

 

Percurso do Quarto Dia

Obs: No mapa abaixo, o percurso de Aurlandsvangen a Lærdalsøyri foi através da rodovia Fv243 (Aurlandsfjellet), e não pelo tunel da E16, como mostra o mapa. Não consegui desenhar a rota no maps, provavelmente porque a estrada está fechada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s