Explorando o Glaciar de Nigardsbreen na Noruega

Nigardsbreen é um dos braços do Glaciar de Jostedalbreen, e o mais visitado pelos turistas. O acesso ao local é fácil, e se dá através da estrada 604 que começa na cidade de Gaupne. O percurso beira um rio formado pelas águas do glaciar. Imagine a cor desse rio! Não bastasse, as árvores amarelas ao fundo complementam o cenário, formando um contraste entre as cores vivas das folhas e o azul da água. Simplesmente lindo!

O rio que beira a estrada 604 no caminho para Nigardsbreen

O rio que beira a estrada 604 no caminho para Nigardsbreen

Chegando ao estacionamento do parque, existe uma trilha relativamente fácil para chegar à geleira, mas o contato com o gelo é bloqueado por correntes devido a certos riscos (escorregão, desmoronamento, afogamento). Na verdade não tem ninguém lá para ficar te policiando, mas os noruegueses que encontramos em Aurlandsfjellet nos alertaram sobre o perigo e sugeriram que não ultrapassássemos o bloqueio. Aí vai do bom senso de cada um.

A "barreira de proteção" em Nigardsbreen parece que fala para o turista: "Se quiser ir vai, mas se morrer num vem reclamar depois"... hehehe

A “barreira de proteção” em Nigardsbreen parece que fala para o turista: “Se quiser ir vai, mas se morrer num vem reclamar depois”… hehehe

Já era fim de tarde quando demos início à nossa caminhada, os últimos turistas (um grupo de 5 pessoas) já estavam retornando da trilha, enquanto a gente iniciava os primeiros passos.

O glaciar estava logo ali na frente. Mas a gente andava, andava e não chegava. Sobe pedra, desce pedra, pula, escorrega, e nada. A trilha durou cerca de 40 minutos e, quando finalmente chegamos lá, nos deparamos com aquela imensidão de gelo numa tonalidade de azul indescritível. Abaixo dela descia uma corredeira de água que formava mini cachoeiras que desaguavam no lago. Só estávamos nós dois, e a tentação de pular a barreira de proteção era grande, mas permanecemos ali, apenas apreciando o som e a escultura que a Natureza formara, num belo contraste de gelo, pedras e água.


The Nigardsbreen Glacier de Bruno Nonogaki no 500px.com

 

Voltamos apressados para o carro, já que o sol começava a se pôr, e a noite se aproximava. Mas aí veio mais uma vantagem de se viajar de Camper: chegando no nosso carrinho, já estávamos em casa! Encostamos o nosso “hotel” num canto e passamos a noite ao lado dessa paisagem deslumbrante, diante dessa vista que nenhum hotel do mundo pode oferecer! =)

Cozinhamos a nossa janta e finalizamos o dia com um cappuccino quentinho para espantar o frio.

 

Percurso do Quarto Dia

Obs: No mapa abaixo, o percurso de Aurlandsvangen a Lærdalsøyri foi através da rodovia Fv243 (Aurlandsfjellet), e não pelo tunel da E16, como mostra o mapa. Não consegui desenhar a rota no maps, provavelmente porque a estrada está fechada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s