Sollia Kirke

Continuamos o oitavo dia de viagem pela Noruega no nosso ritmo. O plano era chegar na cidade de Hindsæter, onde se inicia a rota turística Valdresflye, rota esta que nem se quer estava nos nossos planos quando saímos do Brasil. Incluimos na revisão das noites anteriores, ao tirar a famosa cidade de Trondheim do roteiro, ganhando um dia livre. E assim a gente seguiu o nosso rumo com o pensamentode de que o que viesse era lucro!

Wooden House in Norway de Bruno Nonogaki no 500px.com

Casa de madeira no caminho para Sollia Kirke

E quanto lucro tivemos!

Depois do almoço seguimos a estrada para visitar uma singela igrejinha de madeira (mais uma!) chamada Sollia Kirke, que ainda faz parte da rota turistica Rondane. Essa igreja de 1738 tem uma história interessante. Em 23 de Fevereiro de 1720 foi promulgado um decreto real que obrigava as pessoas a irem a igreja duas vezes por ano. Os habitantes de Setningsdalen tinham que fazer uma longa jornada pelas montanhas de Ringebu até a igreja mais próxima, e em certa ocasião um grupo inteiro de viajantes morreu congelado. Então, em 1732 o Rei dinamarquês autorizou que fosse construída uma nova igreja, mas os habitantes não receberam nenhum fundo para tal. Por conta disso, os paroquianos juntaram os materiais e contruíram eles mesmos a igreja, sendo concluída em 1738.

sollia-kirke-norway

Igreja de Madeira Sollia Kirke, de 1738

Histórias a parte, o lugar era magnífico! O dia estava gelado, e o local permanecia completamente vazio e silencioso. Tudo que se ouvia ali era o vento e as folhas caindo no chão, dando uma sensação mista de paz e medo. Havia uma torneira, de onde tentamos pegar água para encher o nosso reservatório que estava no fim, mas nem isso estava funcionando na baixa temporada… torneiras secas, igreja fechada, nenhum visitante. Estávamos completamente sós!

Sollia Kirke de Bruno Nonogaki no 500px.com

Sempre tem um cemitério junto a essas igrejas

De Sollia, voltamos para Muen, onde termina a rota Rondane, e de lá colocamos Hindsæter no Waze como próximo destino. A ideia era dirigir direto para termos tempo de encontrar algum lugar para dormir antes de escurecer, mas a Noruega sempre te mostra alguma paisagem impressionante para você parar o carro e apreciar…

landscape-at-rondane-route

Paisagem na estrada sentido Hindsæter

Chegando no nosso destino, foi difícil achar um lugar para pernoite. Precisávamos de um banho bem quentinho, mas os três campsites da redondeza estavam fechados. Decidimos parar no “Sjodalen Hyttetun”, e ligar para o número que estava fixado na porta da recepção. Uma senhora nos atendeu dizendo que era incomum turistas por lá naquela época do ano, mas que não havia problemas. Em alguns minutos, ela apareceu de carro para abrir o estabelecimento para nós! Pudemos tomar banho e cozinhar dentro da casa, que estava super aquecida. Que vontade deu de dormir lá dentro mesmo! hehehe

Sjodalen-Hyttetun-campsite-norway.jpg

Campsite Sjodalen Hyttetun, no começo da rota turistica Valdresflye

 

Roteiro do Oitavo Dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s