Enfim, Oslo!

Enfim, chegamos em Oslo. Já sabíamos que a capital Norueguesa não oferecia tantos atrativos, então a nossa passagem por lá seria basicamente para descansar depois de uma viagem tão intensa. Reservamos um quarto via AirBnB, bem perto da Estação Central, e tiramos a tarde para explorar a cidade.

A chegada a esta metrópole de 600.000 habitantes foi traumática. Aos poucos íamos deixando para trás aquele visual paradisíaco de fiordes e montanhas nevadas para entrarmos, depois de tantos dias, em uma “grande” cidade, com semáforos, cruzamentos, carros, pedestres e bicicletas.

A começar pela localização do AirBnB. Fiquei trocando mensagens com o proprietário até ele nos encontrar numa rua. Parei a camper em ponto de táxi, quase atropelei um ciclista e levei umas buzinadas na orelha! Que stress!!! As boas-vindas da cidade não foram das mais calorosas… deixei a Elina no AirBnB com todas as nossas coisas, dirigi até Asker para devolver o carro e voltar a Oslo de trem.

#seemeinoslo

Elina #seemeinoslo

O AirBnB em que ficamos nos oferecia bicicletas gratuitas. Andamos e andamos até achar um lugar desses para pegar a bicicleta. Pedalamos por uns 10 minutos e desistimos! Diferente do que pensávamos, não é tranquilo assim andar de bike por lá… achamos Oslo caótica nesse sentido (ao contrário de Copenhagen, por exemplo). Largamos as bikes e fomos bater perna, o que foi uma boa opção, já que tudo é muito perto!

Não posso indicar um roteiro para seguir na cidade. Aliás, sinceramente, se quiser um conselho, eu diria para tirar esse lugar do seu roteiro. Oslo é só mais uma cidade, e bem das sem graça, viu! Mas ok, não quero ser injusto, a gente teve só meio período para conhecê-la, então pode ser que tenhamos perdido algo bacana.

Lá de perto da Estação Central, onde estávamos, começa a rua Karl Johans Gate, a principal avenida que corta o centro da cidade até o Palácio Real. Ela é bem aconchegante, um calçadão largo cheio de gente caminhando, alguns parques nas laterais,  e tudo muito bem cuidado!

Karl Johans Gate

Karl Johans Gate

Depois fomos à Opera House, que fica bem na beira do Fiorde de Oslo. É uma construção interessante, onde dá para subir e ter uma vista da cidade.

opera-house-oslo

Oslo Opera House

É um excelente lugar para passar o fim de tarde e apreciar o Sol se pondo atrás das montanhas.

opera-house-oslo-sunset

Turistas na expectativa do pôr do sol – Opera House

Mas o ponto alto do dia foi mesmo o AirBnB. Foi a nossa primeira experiência com o serviço, e achamos simplesmente fantástico! Banho, cama, espaço e até lavanderia… era tudo o que a gente mais precisava!

airbnb-oslo

AirBnB em Oslo

 

Depois de 10 dias viajando pela Noruega em uma Camper, caçando banhos que coubessem no budget, cozinhando com um único bujãozinho portátil, dormindo em um saco de dormir a temperaturas abaixo de zero, fechamos a nossa viagem na casa da Gung, do Martin e suas duas filhinhas (AirBnB). Banho quente (sem contagem de tempo), casa quente (estou de bermuda!!!), espaço para espalharmos (e arrumarmos de volta) a nossa bagunça. Aí que damos valor e percebemos como é bom o conforto de um lar!
A Noruega é um país caro sim, ainda mais comparando com a nossa moeda. Mas se você tiver disposição, dá para viajar num esquema baratex, completamente acessível. Viajar é questão de prioridades, e a nossa é conhecer lugares maravilhosos como esse, sem ter que gastar uma fortuna para isso. O meu conselho do dia é: Venha para a Noruega!!! Especialmente no Outono, que deixa tudo mais bonito ainda!
E amanhã veremos o que a Islândia tem guardada para nós!!!

(Post no Facebook, 14 de Outubro de 2015)

E dali pra frente era Islândia na cabeça!!!

Roteiro do Último Dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s