Grundarfjörður e a foto clássica da Islândia

Amanhecemos com as esperanças renovadas em Helissandur.

O dia não estava maravilhoso, mas pelo menos não chovia. Havíamos feito uma pesquisa rápida na noite anterior, e o acesso ao Westfjords já estava fechado, pois a balsa que faz o trajeto estava inoperante. Retirando essa parte do nosso roteiro, acabamos ganhando pelo menos dois dias, e decidimos fazer tudo com mais calma.

Assim, ao invés de seguir viagem para Grundarfjörður (mais adiante), resolvemos voltar para o parque Snæfellsjökull e visitar um ponto que não havíamos conseguido no dia anterior por causa da chuva: Ondverdarnes. O vento parecia estar ainda mais forte que o dia anterior, e o mar agitado fazia as ondas quebrarem com força nas pedras, fazendo a água ultrapassar a altura do penhasco em alguns momentos.

ondverdanes-lighthouse-iceland-wonderworld

Ondverdanes – Costa oeste da Islândia

De lá seguimos viagem rumo a cachoeira Grundarfjörður, talvez a mais fotografada da Islândia. Se você jogar no Google Imagens “Iceland”, esse lugar será uma das primeiras ocorrências! Tem foto dela com neve, sem neve, com aurora-boreal, sem aurora-boreal… É a foto mais clássica que se pode tirar nesse país, igual fingir que está segurando a torre inclinada em Pisa! hehehe

O clima virava o tempo todo, assim como todos relatam ser a Islândia. Tinha hora que chovia, depois abria um céu azul com direito a arco-íris, e depois fechava novamente e caía uma tempestade. E assim foi o trajeto até esse famoso ponto turístico.

Para a nossa infelicidade, chegamos lá debaixo de uma chuva bem forte e vento. Ficamos um tempo no carro esperando ela parar, mas quando parecia diminuir, começava tudo de novo! Alguns turistas se arriscavam ir de baixo da chuva mesmo, e voltavam ensopados. Pacientemente esperamos até o momento certo, e quando finalmente a chuva virou um leve chuvisco, lá fomos nós.

grundarfjordur-iceland-classic-picture-waterfall-wonderworld

Grundarfjörður, e a foto mais clássica da Islândia

O lugar é realmente incrível. Essa cachoeira fica bem na beira da estrada, e só tem um pequeno estacionamento para os turistas poderem parar e apreciar. Uma pequena trilha passa pelo lado direito dela, atravessa por cima das águas e vai até onde essa foto é tirada. A cachoeira em si é bem pequena, bem menor do que tantas outras que vimos na Islândia. Mas a forma como ela se complementa com a montanha ao fundo é o que faz tanta gente querer tirar essa foto.

Grundarfjörður - Pequena trilha para a cachoeira

Grundarfjörður – Pequena trilha para a cachoeira

Saímos de lá já estava na hora do almoço. Beliscamos algumas coisas no carro mesmo e seguimos um longo caminho pela Rodovia 1 (a famosa Ring Road), passando por sol e chuva. Em Laugarbakki, entramos na estrada 704 e procuramos algum lugar para passar a noite.

Uma estradinha na Islândia

Uma estradinha na Islândia

Por sorte, achamos uma loja de artesanato e no fundo a proprietária fez um local de camping! Era tudo o que precisávamos. Por um valor bastante em conta, conseguimos banho e uma cozinha super bem equipada a nossa disposição. Pena que hoje a gente não faz a menor ideia de onde fica esse local… hehehe

Resolvemos encurtar o nosso dia para tomar um tão esperado banho, lavar roupa e cozinhar MUITO! Aproveitando essa excelente cozinha, fizemos comida suficiente para os próximos dias!

Campsite próximo a Laugarbakki

Campsite próximo a Laugarbakki

 

Roteiro do Terceiro Dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s