Goðafoss e Aldeyjarfoss, as belas cachoeiras do Norte da Islândia

Estávamos com a expectativa lá em cima para conhecer o Norte da Islândia, mais especificamente o entorno do lago Mývatn.

Saímos cedinho da “megalópole” Akureyri (a capital do Norte) após mais uma noite fria e nublada. Como a nossa pegada não é muito cidade grande, por menor que seja Akureyri, optamos por não ficar muito tempo nela. Seguimos para mais um dia repleto de atrações de nomes impronunciáveis!

O caminho pelo norte era relativamente curto. De Akureyri a Mývatn são menos de 100km de estrada pela Ring Road, mas esse trajeto é repleto de paradas obrigatória a qualquer turista na Islândia.

iceland_north_akureyri_city

Deixando para trás a cidade de Akureyri

Passamos pela famosa cachoeira Goðafoss (talvez uma das mais conhecidas do país), mas ao invés de pararmos nela, seguimos por mais 40km pela estrada 844. O destino era uma outra queda d’água chamada Aldeyjarfoss. É um desvio grande, mas que vale muitíssimo a pena!!!

O finalzinho da estrada é uma F-Road (F26), o que significa que carros mais preparados, preferencialmente 4×4, são recomendados. Caso aconteça alguma coisa no carro em uma estrada F, o seguro não cobre. Mas caramba, tínhamos chegado até ali para dar meia volta? Não, não, não! Não tinha ninguém olhando, então resolvemos encarar o trajeto. Combinamos que se ele se apresentasse muito desafiador (travessias de rio, por exemplo), seríamos prudentes e voltaríamos. Felizmente a estrada não era nada de outro mundo, apenas alguns morros, mas que o nosso Renault Kangoo atravessou sem nenhum problema.

Por estar um pouco fora do roteiro turístico padrão, e pelo acesso não ser muito convidativo, o local estava completamente vazio. Aquela queda de cerca de 20m despejava uma quantidade absurda de água, com uma força descomunal! Atrás dela, colunas de basalto pareciam ter sido esculpidas uma a uma, tamanha a perfeição. E sem falar na água, um verde esmeralda absolutamente incrível. Sem dúvida, foi a cachoeira mais impressionante que já vimos na vida!

Aldeyjarfoss de Bruno Nonogaki no 500px.com

Aldeyjarfoss, uma cachoeira imperdível na Islândia

Pudemos passar um bom tempo ali apreciando essa obra da Natureza em um mirante bem de frente para ela. De lá é possível acompanhar a queda d’água e o percurso dela escorrendo pelo rio.

Mirante da cachoeira Aldeyjarfoss

Mirante da cachoeira Aldeyjarfoss

A volta foi pelo mesmo caminho da ida, e chegamos a Goðafoss debaixo de chuva. O tempo lá é realmente imprevisível! Aproveitamos o tempo para parar em um café e escrever alguns cartões postais. Quando saímos, o tempo já estava firme, e fomos conhecer a famosa “Catarata dos Deuses”. A Goðafoss é uma queda bem menor, cerca de 12m de altura, mas com 30m de largura, absolutamente fantástica!

iceland_north_godafoss_waterfall

Goðafoss, a Catarata dos Deuses

De lá, seguimos o nosso caminho para Mývatn, que será assunto do próximo post! 😉

 

Roteiro do Quinto Dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s