Caverna de Lofthellir e o entorno de Reykjahlíd

Por termos tirado a região de Westfjords do nosso roteiro, a gente estava um dia adiantado no nosso plano. Aproveitando essa situação, resolvemos ficar uma noite a mais em Mývatn e pesquisar na Internet algum passeio pago por ali. A nossa vontade mesmo era conhecer uma “ice cave”, mas em outubro elas ainda não estão firmes o suficiente para a visitação turística, e os passeios só começam em meados de Novembro. Uma pena!

A caminho de Lofthellir com o vulcão Hverfjall ao fundo

A caminho de Lofthellir com o vulcão Hverfjall ao fundo

Na falta de Ice Caves, fomos atrás de uma caverna “comum” (lava cave), e optamos pela Lofthellir. Trata-se de uma caverna bem perto do vulcão Hverfjall, e a entrada é um buraco no chão. Dentro dela habitam verdadeiras esculturas de gelo, vulgo trols, que ficam lindíssimas quando iluminadas com uma lanterna atrás.

iceland-myvatn-lofthellir-cave-ice

Dentro da caverna Lofthellir

Ficamos cerca de uma hora lá dentro. O nosso guia foi explicando as formações de gelo, e de como ele era conectado àquele lugar. Ele conhece cada uma das esculturas, e disse que quando alguma se quebra, é uma tristeza sem tamanho, mas quando ele vê uma nova nascendo, o coração se enche de alegria.

No final do passeio, fizemos o famoso “apagão”, quando todo mundo desliga as lanternas para apenas ouvir a sinfonia de gotas caindo nas poças. De repente ele acende a luz dentro de um buraco numa pedra, e ficamos surpresos com o que aconteceu. Toda aquela rocha que compunha a parede é vazada, e os buracos são preenchidos com gelo, então quando se acende a luz dentro da rocha, os milhares de furos se iluminam, e a imagem que se tem é realmente surreal! O guia sabiamente disse que isso era o que a gente levaria da caverna, essa lembraça, impossível de se registrar em qualquer foto. Mas a Elina ganhou um outro souvenier de la: um dedo do pé congelado, literalmente! Como tivemos que tirar as nossas botas para vestir uma galocha (dessas de lavar garagem mesmo), o pé dela não aqueceu, e dado o fato que estávamos num piso de gelo, os dedos dela ficaram roxo/vermelho por vários dias, sendo uma das maiores preocupações que tivemos essa viagem.

Falando um pouco desse passeio, ele é caro como tudo na Islândia. A gente fez a reserva na Extreme Iceland, e foi tudo ótimo. Como a gente conseguiu economizar um pouco de grana com combustível/balsa ao tirar Westfjords do roteiro, e por estarmos conseguindo gastar menos do que o nosso budget planejado por dia, optamos por fazer o tour. Mas se o seu dinheiro e tempo estiverem contados, não é algo tão imperdível comparado a tudo que fizemos de graça na Islândia.

Explorando o entorno de Reykjahlíd

Explorando o entorno de Reykjahlíd

Depois desse tour, voltamos para o nosso carro para explorar o entorno de Reykjahlíd. Na própria Ring Road fizemos uma parada na área geotermal Hverir. Estava começando a nevar, e a fumaça expelida do solo deixava a paisagem branca e o cheiro forte de enxofre no ar.

Lama borbulhando e o forte cheiro de enxofre em Hverir

Lama borbulhando e o forte cheiro de enxofre em Hverir

Conforme íamos subindo a estrada, a neve começava a engrossar e num instante a paisagem ficou toda branca. Como já estava entardecendo, resolvemos voltar.

A neve chegou, deixando a estrada toda branca

A neve chegou, deixando a estrada toda branca

Nessa noite, aproveitamos para ir a Myvatn Nature Baths, que dizem ser bem melhor e mais barata que a famosa e turística Blue Lagoon. De fato, estava bem vazia, e o preço não foi tão alto quanto imaginávamos… Recomendo! Ficamos um bom tempo relaxando nas águas quentes enquanto uma neve amena caía sobre as nossas cabeças. Com certeza, um momento para ficar eternizado nas nossas memórias!

Mais à noite começou a nevar bem forte, e achamos melhor voltar para não pegar a estrada coberta de neve. Paramos o carro no mesmo cantinho que tínhamos parado na noite anterior, e dormimos com o barulho da neve caindo sobre o carro. E no dia seguinte, parecia que estávamos em outro lugar!

Antes da neve

Antes da neve

Depois da neve

Depois da neve

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s